quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SEMENTINHAS GERMINANDO

Quando vi que não ia levar essa coisa como a maioria das pessoas, que iria levar de uma forma mais leve e, se conseguisse, como uma doença como qualquer outra resolvi que ia ajudar a desmistificar isso tudo.
É meio desesperador se deparar com pessoas que não veem saída, que alimentam o lado ruim da doença, que esperam a morte chegar. Não estou julgando quem encara dessa forma mas gostaria de ver todo mundo bem, ou pelo menos com esperança de que tudo vai passar e a cura é possível.
Sou meio Pollyana sim, sou meio Madre Tereza de Calcuta mas enfim, sou assim e não quero mudar.
Por outro lado tenho encontrado muita gente que pensa e age como eu, que quer ajudar a mudar a realidade de muitas pessoas nem que seja por um momento. Conhecer essas pessoas está aumentado a minha corrente do bem e principalmente fazendo eu me mexer dentro do que me propus: ajudar, e através de uma dessas pessoinhas do bem dei o meu primeiro passo.
Convidada pelo programa "Hoje em Dia", da TV Record, dei um depoimento de como a internet tem me ajudado a encarar o bicho e consequentemente como eu também estou ajudando de alguma forma.
Minha primeira reação foi negar o convite que veio da Valéria, a personagem principal da matéria, mas não podia deixar passar essa oportunidade que eu tanto pedi a Deus.
Interessante que logo depois que eu disse que não queria pq morria de vergonha li no livro da Flavia Flores algo como "eu não deixo de surfar nas ondas que aparecem, em umas eu vou cair e em outras vou em frente"
Convite aceito e o resultado, com feedback super positiva, vocês conferem aqui (mas continuo com vergonha)
http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/videos/mulher-supera-o-cancer-e-da-exemplo-de-vida/idmedia/527b89950cf2fd718a0db38d.html


Nessa mesma semana que a reportagem foi ao ar a querida Gisela Rao me convidou para a ultima reunião do ano do VAE , um projeto que ela ja mantem ha alguns anos e que visa recuperar a auto-estima perdida.
Vale muito a pena conhecer!
O tema do encontro era "Descarrego" mas não no sentido que a gente conhece e sim no sentido de soltar o que a gente carrega. Nesse dia pude dar meu depoimento.

Foi tão lindo ver aqueles olhos voltados pra mim, prestando atenção e depois servir de exemplo nos outros depoimentos. Ganhar abraços sinceros de pessoas que tiveram coragem de expor que ja passaram por isso, pessoas vindo com muito carinho.
Percebi que deixei coisas boas ali e isso me fez um bem danado.
Acho que estou indo pelo caminho certo, quem sabe pela primeira vez na vida seguindo minha alma.           Poder ajudar me preenche





Enquanto escrevia esse post uma querida chamou no facebook para agradecer (?) as minhas palavras no dia em que ela decidiu que não iria fazer o tratamento. Nossa conversa fez com que ela repensasse a decisão e ontem fez sua primeira quimio.


Créditos das fotos: Marina Azevedo

10 comentários:

  1. Olá! Muito legal mesmo a sua forma de encarar a doença. No mês de junho dessa ano descobri o câncer de mama, operei no dia 23 de agosto. Minha cirurgia ( uma quadrantectomia no seio esquerdo) foi considerada curativa e agora me preparo para a radioterapia adjuvante. Não dei muito assunto para doença e sim para o que era necessário fazer para eliminá-la da minha vida! Pretendo um dia escrever sobre isso... Mas ações como a sua, da Valéria e outras mulheres são importantíssimas... Meus familiares e amigos deram muita força, mas vocês me ajudaram a não me sentir tão sozinha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cris (posso te chamar assim?), vc não sabe a delicia que é ler isso. Eu só estou retribuindo o que encontrei qdo entrei pra esse mundo (nada) maravilhoso. Foi muito importante pra mim sentir fazendo parte de um grupo, se é que vc me entende.
      Minha cirurgia tb foi quadrante, meu medico tb disse que e to curada mas ele prefere fazer uma quimio leve por precaução ja que a radio não tem jeito, tenho que fazer mesmo.
      Vambora, que logo isso tudo acaba
      Bjs grandes

      Excluir
    2. Oi! Claro que pode me chamar de Cris! Tudo vai passar e ainda seremos testemunhos de força e fé para outras mulheres! Bjs!!!

      Excluir
  2. Lindos Ventos pra vc!!
    "Roubei" uma fotinho daqui do encontro do VAE. Lidar com uma doença nunca é uma coisa fácil, e você adotando uma filosofia mais bem humorada, dando um exemplo de superação é tudo de bom, nos motiva e faz o nosso coração se sentir bem mais leve e com esperança super positiva no amanhã! Continue sempre assim!cafuné e muita luz pra você =))

    ResponderExcluir
  3. Olha vc me faz um bem tao grande pra mim,eta me ajudando a aceitar essa minha nova vida,e cada vez que conversamos me sinto cada vez curada ,obrigada minha guerreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha linda. Vc me deixou muito feliz na sua decisão. Vai passar rápido. Conte comigo sempre ta
      Bjs

      Excluir
  4. Que post lindo, muito bom saber que sua experiência ajudou outras pessoas a se encorajar e ir em busca de tratamento, Você se saiu muito bem na reportagem, mesmo com vergonha, deu sua contribuição, parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Rê, ficou muito boa a reportagem!!! não tem sentido viver se não tocarmos os corações das pessoas, e fazer o bem é contagiante!!! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)