segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

DRIBLANDO OS EFEITOS CHATINHOS

Como ja escrevi anteriormente passei super bem pelas duas primeiras quimios e estou bem, até o momento, após a terceira mas não vou falar que não sinto absolutamente nada. Deus esta sendo muito bom comigo e não passei mal a beça como sempre achei que seria.
Tenho enjoos leves com comidas, cheiros e um pouco de cansaço porém nada como eu tinha medo que fosse.
Bom, cada organismo é um e reage de uma forma diferente mas resolvi fazer esse post pra tentar ajudar com algumas dicas de coisas que eu estou fazendo e esta ME ajudando muito e pode ajudar você também;

  • a escolha dos meus alimentos esta vindo do meu "interior", preciso olhar para a comida e esperar ele me dar o ok. Embora os médicos digam para não consumir alimentos ácidos por causa das aftas, confesso que esses são os que estão descendo melhores, assim como temperos fortes e pimenta.
  • sempre fui apaixonada por doces e chocolates mas depois da primeira quimio a vontade por eles esta quase zero. Chocolate só pedacinho e doces precisam ter algum gostinho mais azedo. 
  • nunca tomei tanto sorvete na vida. Sei lá, parece que o tudo digestivo fica mais quente e só sorvete para refrescar, desde que não seja muito doce. Se for chocolate (meu preferido) tem que ser meio amargo senão não rola.
  • aliás tudo gelado é a melhor opção, comida muito quente não vai.
  • água gelada com limão espremido e gelo virou bebida dos deuses na hora que bate aquele enjoozinho chato.
  • mastigar gengibre também é ótimo pra hora do enjoo, parece que estamos tirando a sensação ruim com as mãos. (ai se eu soubesse disso na época das minhas ressacas e que eu jurava que ia morrer)
  • cheiros: tenho uma memória olfativa desgraçada e toda vez que lembro dos cheiros da quimio (preparativos, hospital ...) o enjoo volta. Solução: passo minancora no nariz e fico sentindo o cheiro mentolado ate o enjoo passar. Esta funcionando.
  • to evitando ao máximo refrigerante mas quando sinto dificuldade de comer (coisa que raramente acontece, muito pelo contrário) eu tomo Schwepps Citrus. Se faz bem ou não, no momento não to muito interessada, to preferindo fazer as coisas que estão me ajudando levar a vida da melhor forma.

E você, tem alguma dica pra driblar os efeitos chatinhos?

2 comentários:

  1. Oi Renata...sou amiga da Michele e do Junior e conversando com eles contei sobre a minha mãe que esta com câncer de mama...e então eles me contaram a sua história e me falaram do seu blog...achei incrivel vc compartilhar sua história....vc me motivou, fiquei mto feliz de ver que vc não teve mtas reaçoes a quimio...minha mãe descobriu o câncer no começo Dezembro e a principio foi um choque...senti mto medo e acabei ficando mal e então percebi que tenho que ser forte estar com ela nessa luta....ela vai começar a quimio no começo de fevereiro, vou falar pra ela do seu blog e quem sabe vcs não possam conversar e assim trocarem experiências....Beijos e mta sorte!!! Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem? Desculpa a demora em responder.
    Se é amiga do Ju e da Mi, pode-se considerar minha também :)
    Dividir minha historia esta sendo uma forma de também enfrentar essa fase, pq é uma fase e passa, e saber que estou ajudando me motiva a continuar.
    Fique a vontade para me perguntar o que quiser e conversar tb
    Tenho uma fanpage www.facebook.com/os4efes
    Bjs, obrigada e toda sorte do mundo pra sua mãe.
    Acredite, isso passa :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)