terça-feira, 10 de setembro de 2013

DOENÇA DA ALMA X DOENÇA DO CORPO

Ontem depois que a imprensa divulgou o suicídio de mais um jovem talento da música li muitas opiniões sobre o assunto e uma delas foi "não consigo entender como alguém tira a própria vida quando existem várias pessoas com câncer lutando para viver"
Durante muito tempo eu pensei isso também,principalmente quando comecei a fazer serviços voluntários com crianças com câncer. Era inconcebível, pra mim, como uma pessoa podia acabar com sua vida enqto aquelas crianças estavam la brigando para conseguir ser "gente grande".
Quando comecei a me interessar mais pela mente humana comecei a mudar meu modo de pensar.
Um dia me coloquei no papel de um suicida e pensei se teria coragem. Isso, coragem.
Quando essa palavra passou pela minha cabeça automaticamente mudei do pensamento que o suicida é um covarde para "é preciso ser muito corajoso para dar fim a tudo".
(antes que alguém pense alguma merda a meu respeito: sou cagona a beça.)
Até que no ano passado perdi uma amiga linda, inteligente, profissional de primeira e (externamente) alegre.
Ela era enfermeira, cuidava das dores do corpo mas tinha dores na alma, que nem sempre deixava transparecer (eles quase nunca deixam)
Mais um ponto para eu mudar minha opinião sobre o assunto.
Agora me encontro nessa situação de "dores do corpo" e finalmente entendo que as dores da alma matam bem mais.
Se você pegar o histórico de doentes oncológicos vera que na sua grande maioria todos tem fé, sonhos, perspectivas e isso os impulsionam pra vida. O doente da alma ja perdeu tudo isso...
Embora a saúde externamente pareça estar perfeita acabaram-se a fé, os sonhos, não existe mais perspectivas e isso tudo "justifica" o fim.
Infelizmente a maioria das pessoas ainda encaram depressão como frescura, não enxergam os pedidos de ajuda (ate pq eles não são claros).
Hoje eu entendo que a doença da alma mata mais que a doença do corpo, principalmente pq ainda não estamos preparados para entende-la

Achei bem interessante esse artigo que saiu na Folha, sinal de alerta
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/09/1339520-humberto-correa-combater-o-tabu-para-evitar-o-suicidio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)