segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CONJUGANDO O VERBO TER

Essa semana mais algumas pessoas ficaram sabendo do meu problema e mais de uma comentou "nossa Rê, não sabia que você tem câncer", ai uma dúvida que carrego desde o resultado da cirurgia quando a mastologista disse que clinicamente eu estava curada e o radioterapeuta pediu para eu sair do consultorio dele com a certeza de que eu não era mais uma pessoa doente voltou a me consumir.
Qual a conjugação certa desse verbo? Tenho ou tive? Passado ou presente?
Tentei levar esse assunto para a terapia mas acho que confundi mais as coisas.
Tenho contato com pessoas na internet que não conseguem se desapegar da doença é usam o verbo no presente, mas eu não quero, esse verbo tem que ir para o passado e ficar bem quietinho lá.
No dia da minha primeira quimioterapia (depois conto aqui como foi) fiz um questionário para o dr. fofo e querido oncologista e uma das perguntas foi justamente essa: tenho ou tive?
Batemos um longo papo sobre o assunto e o que ele disse é que a ignorancia e o medo que as pessoas ainda tem de encarar o assunto faz com que pequenas questões não sejam esclarecidas e o monstro continue crescendo.
Conclusão da nossa conversa: eu TIVE e estou passando por um tratamento que vai matar qualquer coisa que porventura tenha restado no meu corpo e evitar que esse bicho volte a aparecer.
A coisa funciona assim: a pessoa que faz quimioterapia sem ter feito a cirurgia e o tumor continua la, tem câncer. A pessoa que operou e tirou o tumor, teve câncer mas precisa fazer o tal tratamento adjuvante. E claro que tem aquelas que nem precisam passar por cirurgias e se curam apenas com o tratamento inicial.
É isso!
Meu verbo do presente passou para o passado e com a graça de Deus não voltará no futuro

6 comentários:

  1. Renata tudo bem! vc já esta curada graça deus beijos..

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo...dúvida esclarecida , então bola pra frente.
    Impressionada mesmo como o tempo passa rápido. Ontem estávamos aqui falando da cirurgia, do meu dreno, dos pontos, depois da imuno...e puftttt...já passamos por tanta coisa, né?
    Isso que me motiva a seguir sempre. A vida é uma roda viva, e como diria Cazu: O tempo? não pára não...não pára...
    Graças a Deus...
    Simbora que ainda teremos muito boas histórias e cauuuusos pra contar neste blog.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Teve e fica uma pessoa melhor ainda. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)