quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

DIA DA MAMOGRAFIA , DIA DE SANTA ÁGUEDA

Ainda quero falar muito sobre fé, como ela mudou minha vida e foi, e esta sendo, fundamental no meu tratamento mas hoje, embora me considere espiritualista, sem uma religião definida, respeitando todas e tirando o que acho de melhor de cada uma, vou aproveitar para falar um pouco sobre Santa Agueda, ou Ágata, a Santa Protetora das Mamas.
Nem sabia da sua existencia mas ganhei a oração e fui atrás da história. Adoro história de santos e achei essa bem interessante por isso resolvi compartilhar.
O dia dela é comemorado dia 05 de fevereiro, dia que também é o dia da conscientização da importância da Mamografia no controle ao câncer de mama.
E por falar em mamografia, não esqueçam nunca que esse papo de que a obrigatoriedade é para mulheres acima de 40 anos é balela pois o número de casos abaixo dessa faixa etária cresce a cada dia.

                        
Santa Ágata é uma das mais gloriosas heroínas da Igreja primitiva e cuja
intercessão é invocada diariamente, no Cânon da santa Missa. 
Natural da Sicília, pertenceu a uma das famílias mais nobres do país. 
De pouca idade ainda, Ágata consagrou-se à Deus, pelo voto da castidade. 
O governador Quintiano, tendo tido notícia da formosura e grande riqueza
de Ágata e acusada do crime de pertencer à religião cristã, mandou-lhe ordem 
de prisão.
Ágata, vendo-se nas mãos dos perseguidores, exclamou:
 “Jesus Cristo, Senhor de todas as coisas, vós vedes o meu coração e 
lhe conheceis o desejo. Tomai posse de mim e de tudo que me pertence. 
Sois o Pastor, meu Deus; sou vossa ovelha. Fazei que seja digna de vencer 
o demônio”.
Levada à presença do governador, este achando-a de extraordinária beleza, 
ficou tomado de violenta paixão pela nobre cristã, à qual se atreveu importunar 
com propostas indecorosas. Ágata, indignada, rejeitou-lhe as impertinências desavergonhadas e declarou preferir morrer a macular o nome de cristã.
Quintiano aparentemente desistiu do plano diabólico, mas para conseguir os 
seus maldosos fins, mandou entregar a donzela a Afrodisia, mulher de péssima
fama, na esperança de, na convivência com esta pessoa, Ágata se tornar mais 
acessível. Enganou-se. Afrodisia nada conseguiu e depois de um trabalho inútil 
de trinta dias, pediu a Quintino que tirasse Ágata de sua casa.
Começou então o martírio da nobre siciliana. 
Tendo-a citado perante o tribunal, apostrofou-a com estas palavras:
“Não te envergonhas de rebaixar-te à escravidão do cristianismo, 
quando pertences a nobre família ?”
Ágata respondeu-lhe: 
“A servidão de Cristo é liberdade e está acima de todas as riquezas 
dos reis”.
A resposta a esta declaração foram bofetadas, tão barbaramente aplicadas,
que causaram forte epistaxe. Depois desta e de outras brutalidades a santa 
Mártir foi metida no cárcere, com graves ameaças de ser sujeita a torturas 
maiores, se não resolvesse a abandonar a religião de Jesus Cristo.
O dia seguinte trouxe a realização dessas iniqüidades.
O tirano ordenou que a donzela fosse esticada sobre a catasta, os membros 
lhe foram desconjuntados e o corpo todo queimado com chapas de cobre em 
brasa, e os peitos atormentados com torqueses de ferro e depois cortados.
Referindo-se a esta última brutalidade, Ágata disse ao juiz:
“Não te envergonhas de mutilar na mulher, o que tua mãe te deu para 
te aleitar ?”
Após esta tortura crudelíssima, Ágata foi levada novamente ao cárcere, entregue 
às suas dores, sem que lhe fosse administrado o mínimo tratamento.
Deus, porém, que confunde os planos dos homens, veio em auxílio de sua 
pobre serva. Durante a noite lhe apareceu um venerável ancião, que se dizia 
mandado por Jesus Cristo, para trazer-lhe alívio e curá-la.
O ancião, que era o Apóstolo São Pedro, elogiou-lhe a firmeza e animou-a 
a continuar impávida no caminho da vitória.
A visão desapareceu e Ágata com muita admiração viu-se completamente
restabelecida. 
Cheia de gratidão, entoou cânticos, louvando a misericórdia e bondade de Deus.
Os guardas, ouvindo-a cantar, abriram a porta do cárcere e vendo a 
Mártir completamente curada, fugiram cheios de pavor.
As companheiras de prisão de Ágata aconselharam-na que fugisse
aproveitando ocasião tão propícia para isto.
Ela, porém, disse:
“Deus me livre de abandonar a arena antes de ter segura em minha 
mão a palma da vitória”.
Passados quatro dias, foi novamente apresentada ao juiz. Este não pode 
deixar de se mostrar admirado, vendo-a completamente restabelecida. 
Ágata disse-lhe:
“Vê e reconhece a onipotência de Deus, a quem adoro.
Foi ele quem me curou as feridas e me restituiu os seios.
Como podes, pois exigir de mim que o abandone ?
– Não – não poderá haver tortura, por mais cruel que seja, que 
me faça separar-me do meu Deus”. 
O juiz não mais se conteve. Deu ordem para que Ágata, fosse rolada sobre 
cacos de vidros e brasas. No mesmo momento a cidade foi abalada por um 
forte tremor de terra. Uma parede, bem perto de Quintiano, desabou e sepultou 
dois seus amigos. O povo, diante disto, não mais se conteve e em altas vozes 
exigiu a libertação da Mártir, dizendo:
“Eis o castigo que veio, por causa do martírio da nobre donzela. 
Larga a tua inocente vítima, juiz perverso e sem coração !”
Ágata voltou ao cárcere e lá chegada, de pé, os braços abertos, orou a Deus 
nestes termos:
“Senhor, que desde a infância me protegestes, extinguistes em mim 
o amor ao mundo e me destes a graça de sofrer o martírio, ouvi as 
preces da vossa serva fiel e aceitai a minha alma”.
Santa Ágata acreditava que a morte seria um feliz final para a sua torturas. 
Os carrascos tinham o cuidado para não deixa-la morrer e carregaram o seu 
corpo alquebrado de volta a cela, enquanto ela orava pela liberdade. 
Naquele exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer.
Deus ouviu a voz de sua filha e recebeu-a em sua glória no ano 252.

Ó DEUS ,
QUE SANTA ÁGUEDA, VIRGEM E MÁRTIR, AGRADÁVEL AO 
VOSSO CORAÇÃO PELO MÉRITO  DA CASTIDADE E PELA 
FORÇA DO MARTÍRIO, IMPLORE VOSSO PERDÃO EM NOSSO 
FAVOR.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO ,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM



ORAÇÃO A SANTA ÁGUEDA

Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes com os seios mutilados 
que nunca amamentaram;
vós que sentistes tamanha dor, dai-nos vossa coragem para vencer a tristeza e 
a angústia, transformando-as em alegria e esperança.
Curai-me com a vossa fé e lavai com o sangue do vosso martírio as marcas 
da doença e dos sentimentos negativos.
Ó Santa Ágata, dai-me merecer vossas virtudes e vossa fidelidade a Cristo
para vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida.
Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos 
que em vós confiam para que a cura seja completa, atingindo também minha 
alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus e aos irmãos a caminho da gloria da ressurreição.
Pela glória do vosso martírio, dai-me força para suportar as dores e os 
sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)