sábado, 19 de abril de 2014

MENOS 6, MENOS 7 ... TA ACABANDO


Não vou falar que não acredito mas me surpreendeu como passou rápido, como foi leve apesar dos pesares.
Não escrevi sobre a sexta sessão pq tirando o cansaço que ja falei das outras vezes, graças a Deus não senti nada.
Ta, senti um pouco de desconforto no nariz que ficou muito seco e sangrou muito me deixando assustada algumas vezes mas o médico disse que é assim mesmo.






Agora que só falta uma o que sinto é ansiedade.
Ta acabando, a vida ta voltando ao normal e em alguns aspectos assusta um pouco ...
A licença vai até agosto mas logo agosto ta ai!
Ja fui a shows,fiquei duas horas em fila de exposição, tomei minha cervejinha, chuva ...
Ta voltando ao normal mas não sera como antes, disso eu sei.
E quer saber? Só tenho a agradecer por isso.

Ja passei pelo período critico da sétima. Tive uma gripinha chata mas passou, minha imunidade esta ótima.

Agora to esperando pelo fim, o tão esperado fim de pelo menos mais uma etapa (a mais difícil)

Foi rápido, foi intenso mas foi preciso ...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O CÂNCER ME ENSINANDO SOBRE A VIDA

Ter que encarar o "bicho" é ter que encarar a vida como um todo, não tem jeito.
Não tem como passar pelo que eu passei, e ainda passo, e não reavaliar muitas coisas. Não tem como não "recalcular a rota", como costumo dizer, em cada área da vida.
Eu sempre fui muito crítica e às vezes até maldosa (não que fosse um comportamento que eu gostasse, algo que me fizesse bem mas era mais forte do que eu).
Julguei algumas (várias) vezes, sempre tive opinião pra tudo e claro que sempre queria que a minha fosse a certa.
Esse assunto foi levado várias vezes para a terapia mas nunca deu muito resultado ...
Quando comecei a usar o twitter, quando a rede social começou a fazer parte da minha vida, foi através de pessoas bacanas que conheci por la que fui vendo como esse meu lado não era legal e como as pessoas que fazem essas coisas me incomodam muito ... e olha que para que escrever esse texto estou só pensando em estética.
Criticas sobre cor do batom, formato de sobrancelhas, calça assim é feia, saia assim é brega, entre tantas outras coisas ...
Claro que eu entrei várias vezes na onda mas depois me dava o cinco minutos de lucidez e arrependimento.
Há alguns anos aconteceu comigo uma situação que eu deveria trazer sempre à tona quando resolvesse fazer algum comentário maldoso sobre os gostos das pessoas. Uma vez comentei com a menina que estava limpando um stand que eu estava trabalhando que estava com muito frio, que eu sou muito friorenta e não sabia como ela conseguia trabalhar com sandalias naquela temperatura. A resposta? "Frio eu sinto mas esse é meu único sapato" ...

Voltando à minha condição atual.
Estava outro dia com a Flavia Flores e ela me falou que iria postar na página dela, que é voltada para pacientes oncológicos, a história de uma mulher com câncer de mama e sua companheira mas que de certa forma ela estava preocupada com possíveis comentários homofóbicos.
Na mesma hora, eu com meu jeitinho meigo de ser, mandei: "pqp, as chances das pessoas que lerem isso na sua página terem tido, ou terem, câncer é imensa. Serio mesmo que nego recebe a morte na porta de casa e ainda vai ter tempo de ser homofóbico?"
Percebi que realmente ja estava revendo meus conceitos em função da doença, esse pensamento servia para tudo. Criticar comportamento, roupas, achar errado quem não é como você acha que deveria ser (oi?) depois de passar por uma doença que te coloca cara a cara com a mulher da foice? Que coisa pequena ...
Não deixei de ter opiniões, de ter gostos mas são meus e não são certos ou errados, assim como dos outros são pessoais e ninguem tem nada a ver com isso.
A vontade de escrever tudo isso surgiu no dia em que critiquei a roupa de uma pessoa em uma rede social e uma amiga "meique"me deu um toque de que aquilo não era legal, e eu, como estou mudada (mas não muito) ja tinha me arrependido da "brincadeira".
Bom, logo em seguida fui me trocar para sair e minha mãe fez um comentário, sem maldade tenho certeza, que eu tinha engordado muito. Sei que ela quis dizer que eu inchei pois essa é uma reação bem desagradável da quimio e realmente chama a atenção pois a 2 meses atrás eu era magra, porém, mesmo sabendo de tudo isso, fiquei bem putinha ...
Depois fui pintar minhas sobrancelhas ja que tenho apenas 5 fios de cada lado e são elas que me deixam (ou não) com cara de doente e fiquei bem irritada pq ficou "meicagada", pq da trabalho, pq não é facil desenhar à mão livre algo que até o começo do mês estava la.
Lembrei das cuidadoras da sobrancelha alheia que ja encontrei por ai  e parei pra pensar que quem olha pra mim na rua nem imagina que eu esteja fazendo quimioterapia, então será que aquela gorda na rua, aquela mulher de sobrancelha cagada também não está?
Quem de nós tem escrito na cara os problemas que está enfrentando?
Lembrei da menina dos sapatos, lembrei que ja vi gente dizendo que não ia almoçar pq estava de regime e na verdade não tinha dinheiro naquele dia.
Cheguei a conclusão que não virei Madre Tereza mas sim, o câncer esta me ensinando muito sobre a vida.



terça-feira, 1 de abril de 2014

CUIDADOS COM A PELE - XÔ PREGUIÇA

Quando eu digo que o bichinho chega para mudar muita coisa na vida da gente não é exagero, não.
Quem me conhece sabe que a vaidade e cuidados com o corpo vão até onde minha preguiça deixa mas nessa nova fase da quimio tive que aprender a cuidar melhor de algumas partes do corpo que podem sofrer reações das "branquinhas".
A maior recomendação quando se começa a fazer quimio é "hidrate-se", beba muita água. Claro que esse é um conselho para a vida mas nessas horas a gente leva muito mais a sério.
Com o início desse novo ciclo a hidratação passa a ser mais importante ainda, tanto por dentro como por fora. Primeiro porque o cansaço que essa nova fase das quimios causam é insuportavel e beber água ajuda a colocar os medicamentos mais facilmente para fora do corpo, segundo porque existe maior possibilidade de ressecamento das mucosas.

Não sou de passar dicas mas vou contar como estou me cuidando nesses dias, orientada pelas enfermeiras que cuidam de mim.

- Olhos: como eu uso lentes de contato o perigo de meus olhos ressecarem e causar algo maior, como uma conjuntivite, é bem maior por isso é importante mante-los bem lubrificados.
Uso diariamente um colírio sem remédios que os oftalmos chamam de lagrima artificial, vende em qualquer farmácia e não é caro.

- Boca: não abro mão do bochecho com bicarbonato de sódio após cada escovação, principalmente até uma semana após a quimio. Isso evita o aparecimento de aftas, que graças a Deus só tive na primeira. Os labios tembém precisam ser hidratados para não descamar: batom ou manteiga de cacau sempre!

- Nariz: esse esta sendo meu maior problema. O nariz esta ressecando demais e criando cascas que grudam internamente e se mexer o nariz sangra. Ja sangrou algumas vezes, me assustou mas as amigas ja alertaram que isso acontece mesmo. O que eu estou fazendo? Lavando duas vezes por dia com soro fisiologico. Para aplicar você pode usar aqueles conta-gotas dos remédios próprios para isso ou até mesmo uma seringa. Mais uma dica baratinha.

- Vagina: sim, o ressecamento chega até la também. O conselho das enfermeiras é usar sabonete íntimo durante o banho mas se der é sempre bom consultar o ginecologista nessa fase. Eu estou com minha consulta marcada e vou conversar como podemos melhorar a situação da "mocinha". Sei que existem hidratantes internos mas quero me informar melhor sobre.

- Corpo: minha pele não ressecou, ta até mais bonita mas aprendi a usar o hidratante diariamente. Pode ser qualquer um, o de sua preferencia e o que caiba no seu bolso mas o ideal são os mais leves e com cheiros fracos. Como eu sou mega, super, hiper preguiçosa, a minha melhor descoberta foi o hidratante para usar durante o banho porque ai não tem desculpa. Uso o da Nivea que tem cheiro fraco, textura deliciosa e não custa nem R$ 12,00.

- Mãos: as minhas mãos estão ressecando demais! De acordo com a minha mãe é porque como estou em casa estou ajudando mais nos serviços domésticos e lavando louça (sem graça). Bem, enfim, não sei qual o motivo mas elas estão descamando então to vivendo à base de hidratante para as mãos pois me incomoda demais e parece até que elas ficam mais pesadas.

- Pés: antes de dormir passo hidrante próprio e coloco meias, durmo assim e meus pés estão bem diferentes do que eram. Quando faço as unhas passo um esfoliante suave que ajuda a amaciar e hidratar.

- Rosto: ta ai mais um "item" que me da uma preguiiiiiiça mas descobri uma receita maravilhosa, que não sai tão barata mas dura muito. Dizem que é receita do Pitangy mas ele mesmo disse que não. Não importa, o que importa é que o resultado é maravilhoso.
Só quero deixar claro que fiz pq os produtos que vão na receita são velhos conhecidos e são delicados para a pele:
               - Duas bisnagas de Bepantol Derme (80gr)
               - Uma bisnaga de Hipoglos (90gr)
               - Um Creme Nivea grande (o da latinha azul)
               - 10 ml de vitamina A - Aerovit


- Unhas: o cuidado com as unhas é um capítulo a parte na vida de quem faz quimioterapia. Como precisamos tomar cuidado com contaminações, evitar bacterias e tals, o ideal é ter o proprio kit manicure e não tirar cuticula (essa parte é a mais chata). Geralmente as unhas ficam fracas e quebradiças mas como eu sou "fora da curva" as minhas estão firmes e fortes porém não abro mão da base com fortificante. Continuo pintando normalmente pois os profissionais que cuidam de mim disseram que não havia necessidade de me privar disso porém alguns médicos não gostam. Procuro ficar uns 3 ou 4 dias na semana sem nada nas unhas para que elas possam respirar e hidrato sempre com creme para as mãos


E o mais importante (e o que mais me enche "as paciências") filtro solar sempre!!!


#ficadica