terça-feira, 1 de abril de 2014

CUIDADOS COM A PELE - XÔ PREGUIÇA

Quando eu digo que o bichinho chega para mudar muita coisa na vida da gente não é exagero, não.
Quem me conhece sabe que a vaidade e cuidados com o corpo vão até onde minha preguiça deixa mas nessa nova fase da quimio tive que aprender a cuidar melhor de algumas partes do corpo que podem sofrer reações das "branquinhas".
A maior recomendação quando se começa a fazer quimio é "hidrate-se", beba muita água. Claro que esse é um conselho para a vida mas nessas horas a gente leva muito mais a sério.
Com o início desse novo ciclo a hidratação passa a ser mais importante ainda, tanto por dentro como por fora. Primeiro porque o cansaço que essa nova fase das quimios causam é insuportavel e beber água ajuda a colocar os medicamentos mais facilmente para fora do corpo, segundo porque existe maior possibilidade de ressecamento das mucosas.

Não sou de passar dicas mas vou contar como estou me cuidando nesses dias, orientada pelas enfermeiras que cuidam de mim.

- Olhos: como eu uso lentes de contato o perigo de meus olhos ressecarem e causar algo maior, como uma conjuntivite, é bem maior por isso é importante mante-los bem lubrificados.
Uso diariamente um colírio sem remédios que os oftalmos chamam de lagrima artificial, vende em qualquer farmácia e não é caro.

- Boca: não abro mão do bochecho com bicarbonato de sódio após cada escovação, principalmente até uma semana após a quimio. Isso evita o aparecimento de aftas, que graças a Deus só tive na primeira. Os labios tembém precisam ser hidratados para não descamar: batom ou manteiga de cacau sempre!

- Nariz: esse esta sendo meu maior problema. O nariz esta ressecando demais e criando cascas que grudam internamente e se mexer o nariz sangra. Ja sangrou algumas vezes, me assustou mas as amigas ja alertaram que isso acontece mesmo. O que eu estou fazendo? Lavando duas vezes por dia com soro fisiologico. Para aplicar você pode usar aqueles conta-gotas dos remédios próprios para isso ou até mesmo uma seringa. Mais uma dica baratinha.

- Vagina: sim, o ressecamento chega até la também. O conselho das enfermeiras é usar sabonete íntimo durante o banho mas se der é sempre bom consultar o ginecologista nessa fase. Eu estou com minha consulta marcada e vou conversar como podemos melhorar a situação da "mocinha". Sei que existem hidratantes internos mas quero me informar melhor sobre.

- Corpo: minha pele não ressecou, ta até mais bonita mas aprendi a usar o hidratante diariamente. Pode ser qualquer um, o de sua preferencia e o que caiba no seu bolso mas o ideal são os mais leves e com cheiros fracos. Como eu sou mega, super, hiper preguiçosa, a minha melhor descoberta foi o hidratante para usar durante o banho porque ai não tem desculpa. Uso o da Nivea que tem cheiro fraco, textura deliciosa e não custa nem R$ 12,00.

- Mãos: as minhas mãos estão ressecando demais! De acordo com a minha mãe é porque como estou em casa estou ajudando mais nos serviços domésticos e lavando louça (sem graça). Bem, enfim, não sei qual o motivo mas elas estão descamando então to vivendo à base de hidratante para as mãos pois me incomoda demais e parece até que elas ficam mais pesadas.

- Pés: antes de dormir passo hidrante próprio e coloco meias, durmo assim e meus pés estão bem diferentes do que eram. Quando faço as unhas passo um esfoliante suave que ajuda a amaciar e hidratar.

- Rosto: ta ai mais um "item" que me da uma preguiiiiiiça mas descobri uma receita maravilhosa, que não sai tão barata mas dura muito. Dizem que é receita do Pitangy mas ele mesmo disse que não. Não importa, o que importa é que o resultado é maravilhoso.
Só quero deixar claro que fiz pq os produtos que vão na receita são velhos conhecidos e são delicados para a pele:
               - Duas bisnagas de Bepantol Derme (80gr)
               - Uma bisnaga de Hipoglos (90gr)
               - Um Creme Nivea grande (o da latinha azul)
               - 10 ml de vitamina A - Aerovit


- Unhas: o cuidado com as unhas é um capítulo a parte na vida de quem faz quimioterapia. Como precisamos tomar cuidado com contaminações, evitar bacterias e tals, o ideal é ter o proprio kit manicure e não tirar cuticula (essa parte é a mais chata). Geralmente as unhas ficam fracas e quebradiças mas como eu sou "fora da curva" as minhas estão firmes e fortes porém não abro mão da base com fortificante. Continuo pintando normalmente pois os profissionais que cuidam de mim disseram que não havia necessidade de me privar disso porém alguns médicos não gostam. Procuro ficar uns 3 ou 4 dias na semana sem nada nas unhas para que elas possam respirar e hidrato sempre com creme para as mãos


E o mais importante (e o que mais me enche "as paciências") filtro solar sempre!!!


#ficadica





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)