domingo, 27 de outubro de 2013

MÊS DAS CRIANÇAS, OUTUBRO ROSA

E o que esses dois assuntos tem a ver um com o outro?
Na minha vida tudo!
Enquanto a maioria das meninas estão falando sobre Outubro Rosa  e a prevenção do Câncer de Mama eu preferi falar das crianças e como elas me prepararam para encarar o bicho.
Faço trabalhos voluntários com crianças com câncer, se eu não me engano, ha uns 5 anos.
O primeiro projeto que trabalhei foi o "Sonhando Juntos", projeto esse que tenho um carinho absurdo.
Em poucas palavras, a finalidade do projeto é realizar o sonho de uma criança mas como não é fácil de "arrancar" dos pequenos, seguimos brincando, fazendo trabalhos lúdicos até ganhar a confiança deles e assim eles nos revelarem seus sonhos.
No tempo que fiquei la presenciei alguns como o menino que foi bombeiro por um dia, o que foi chef de cozinha por um dia e outro que entrou em campo com o Rogerio Ceni.
O outro projeto, que é o que participo agora mas estou dando um tempo, é o "História Viva" que consiste em algumas etapas: ir a um asilo e colher historia de vida dos idosos, transformar em um conto de fadas, contar essas histórias para as crianças da Casa Hope, elas fazem um desenho sobre a história e presenteamos o idoso com o desenho sobre sua história. É lindo demais!
Mas o que eu quero falar sobre as crianças é o modo como elas encaram a doença. Elas estão sempre prontas pra brincar, falam numa boa dos seus problemas (regra número 1 para os voluntários: nunca entrar na questão doença mas se elas começarem a falar, deixa), encaram como uma gripe e daquelas que não derrubam.Embora muito conscientes dos cuidados, são ativas e espertas. Só em dia de quimio elas ficam caidinhas mas logo passa.
Lembro de um menino chamado Tiago que tinha um tumor na perna e nós voluntários estávamos todos "cheios de dedos" com o menino mas ele fez que fez que acabamos jogando futebol e brincando de esconder :)
Conclusão, ja convivi com crianças com problemas muito maiores que o meu e encarando de uma forma natural, sem dramas. Crianças que não sabem o que é viver sem doenças, que estão longe de casa (os trabalhos são feito em casas que abrigam famílias vindas de fora da cidade e que estão passando pelo tratamento), dos irmãos, dos amigos, da escola.  Uma baita lição de vida e que com certeza esta me ajudando demais.
Mas o que a história com as crianças tem a ver com o Outubro Rosa.
No dia que conheci as meninas estávamos conversando sobre todas as ações fortes para prevenção do câncer de mama acontecerem nesse mês e não ter o mesmo poder durante o ano. Nosso tratamento é longo, chegando a durar anos em alguns casos, ou seja, conscientização e apoio devem acontecer o ano todo.
Lembrei das crianças que em um Natal receberam visitas de alguns grupos de voluntários que levaram presentes. Nesse dia estávamos la com as brincadeiras que fazíamos o ano todo e precisamos parar para que as crianças fossem receber seus brinquedos ja que elas não queriam parar com a confecção de enfeites de Natal que propomos como atividade. Os presentes foram recebidos com um muito obrigado e deixado de lado para que elas pudessem voltar às nossas atividades.
Ficou muito claro que o importante para elas não era ganhar aquelas visitas somente naquela época do ano, que é quando as pessoas se tornam solidárias. Para elas era importante ficar com os "tios" que estiveram la durante o ano inteiro, acompanhando suas histórias e fortalecendo aqueles laços.
E assim a vida segue nos ensinando (e as crianças mais ainda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)