quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SAI PRA LA URUBU

Lembram quando eu disse que o comentário do radioterapeuta ia gerar um novo post?
Para quem não lembra, quando ele entrou na sala eu estava rindo com minha mãe e ele rindo mais que nós fez uma brincadeira: "ué, cade sua cara de doente? aqui só atendo pessoas doentes"
Começar uma consulta super importante com uma vibe assim só podia acabar com boas notícias como acabou mas me lembro o que falei para ele na hora desse comentário:
- "Sabe doutor o senhor brincou mas tem pessoas que realmente não entendem como eu não estou com cara de doente, afinal eu tenho câncer e eu PRECISO TER CARA DE DOENTE"
E é isso que venho encontrando pelo meu caminho, na minha história e na história de todas as pessoas com câncer que tenho conhecido, sem exceção.
É incrível como o ser humano tem um lado mórbido, um lado urubu.
Sei que pra quem esta de fora é difícil desassociar essa praga com a morte, com o fim (eu mesma pensava assim) mas parece que as pessoas sentem prazer no sofrimento, acho incrível como as pessoas reagem com espanto quando o "lado doente" não esta tão doente assim (leia-se triste, depressivo, rindo, passeando, tendo uma vida normal)
Teve um "urubu" que enquanto eu não sabia o resultado da biópsia ligava todos os dias em casa para "saber de mim". Depois que soubemos, o "urubu" ligou uma única vez e sumiu, nunca mais quis saber de nada.
Aliás aproveitando o post preciso falar de um assunto pesado mas que faz parte do universo de 100% dos pacientes oncológicos: o sumiço de pessoas queridas.
É incrível como um diagnóstico desses afasta as pessoas.
Entendo que muitos não sabem como agir, não sabem o que falar mas existem pessoas que devido ao tipo de relação tem a obrigação de estar do nosso lado. Ta, obrigação não é a palavra mas retribuição, companheirismo ...
Sei lá, não é fácil falar disso mas vou escrever sim porque guardar as coisas da câncer e isso eu não quero mais.
Ja li histórias inacreditáveis de homens e mulheres abandonados(as) pelos(as) companheiros(as) após resultados e cirurgias, histórias de pessoas que os pais não deram conta e desampararam seus filhos, mas a grande maioria é de amigos que simplesmente nunca deram um único telefonema.
No meu caso quem sumiu foram meus primos, aqueles mais amados, e amigos considerados "amigos de verdade". Cheguei ao ponto de por telefone pedir para meus primos virem em casa me visitar com seus filhos (isso no único telefonema que cada um me deu, os que ligaram no caso).
Teve caso de gente que teve a capacidade de falar "nossa fiquei sabendo pq vi no seu face, você nem pra me contar."
Sera que eu deveria ter ligado e falado: "oi tudo bom? então, tenho uma novidade pra te contar. estou com câncer e vou operar. mas a melhor parte você não sabe ainda, vou fazer radioterapia e quimioterapia. vou ficar careca, acredita? CARECA, não é o máximo?"
O câncer é um bom detector de falsos "eu te amo".
Sabemos que o diagnóstico de cada um é único, assim como o tratamento, porém essa sensação de abandono por pessoas que nunca imaginamos que não estariam presentes nesse momento é unânime.
Porém, como o mundo do câncer não é só tristeza como acham os urubus (chuuupa!!!), muita gente do bem chega e fica feliz por te ver bem. Graças a Deus isso também acontece com 100% dos pacientes.
Eu ja conheci muita gente, sei que tem muita gente que nem conheço pessoalmente que esta torcendo por mim e voltei a ter contato com muita gente que não vejo ha muito tempo e que está nessa corrente também.
Bom mas isso é somente a confirmação de uma lição que tive com a morte do meu pai, que você realmente só sabe com quem pode contar quando os momentos mais difíceis aparecem.
Desculpa o desabafo mas essa é uma realidade que machuca.




6 comentários:

  1. Amei o seu comentário!!! descobri um ca de mama as 32 anos casada e com 2 filhos pequenos tb ganhei o pacote vip cirurgia quimio e radio e aconteceu a mesma coisa comigo. adorei seu blog sigo sempre bjs
    fk-silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Karina, continue por aqui.
      Não quer escrever sua história para dividirmos aqui no blog?
      Bjs

      Excluir
    2. ola Renata quero sim como faço?

      Excluir
  2. Perfeito vc falou tudo e mais um pouco, Concordo com todas as sua palavras .Parabéns adorei seu blog eu adoreiiiiiiiiiiiiii :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vanusa.
      Mas é mesmo, acho que esses pontos são os que mais me incomodam. Alias a mim e a maioria né?
      Bjs

      Excluir
    2. Com toda certeza, eu tbm descobri um cancer. E me identifiquei completamente com sua colocações...

      ""oi tudo bom? então, tenho uma novidade pra te contar. estou com câncer e vou operar. mas a melhor parte você não sabe ainda, vou fazer radioterapia e quimioterapia. vou ficar careca, acredita? CARECA, não é o máximo?"

      Parece engraçado, mas só quem vive esse momento sabe. Bjus , e aguardo ansiosa suas novas postagens pois elas tem me ajudado muito, nesse momento e com fé em Deus vou vencer.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)