sábado, 12 de outubro de 2013

VIDA SAUDÁVEL

Pedi para minha prima que é bióloga e optou por uma alimentação mais saudável e se tornou vegetariana, dar umas dicas semanais aqui no blog com alimentos que fazem bem para quem esta em tratamento e principalmente para cuidar saúde e da imunidade.
Ela topou o desafio e toda semana vai passar uma receitinha bacana para nós.
Eu não posso ajudar muito no assunto pois ainda não obtive essa "iluminação espiritual" e não resisto a uma carninha. Claro que diminui muito o consumo após o diagnostico mas ainda não desapeguei (e nem quero hahaha)
Visitem o blog "Gostosuras Veggie", tem bastante dicas la também.

Aqui o primeiro texto que ela escreveu para nós

"Eu não como NADA verde ... só uva e kiwi!!!”
Era essa minha resposta para quando me ofereciam saladas, um prato com salsinha (até mesmo se fosse só pra decoração) e normalmente pra quase todo tipo de comida saudável!!
Há 2 anos me tornei uma vegetariana feliz com que come, mas triste por não ter me tornado antes ... enfim, nunca é tarde pra se ter hábitos saudáveis!!
Quando a Rê me pediu pra escrever pro Blog, voltei nos meus textos, sites e receitas para pesquisar mais sobre alimentos funcionais e cada vez eu tenho mais certeza de que a boa saúde está mesmo na alimentação e ser vegetariana foi a melhor escolha q eu fiz para vida!
O segredo está em variar as cores de tudo que comemos, isso mesmo ou você acha q um prato em tons de bege pode ser mega saudável? Não!!  Provavelmente eles tem muitos carboidratos e gorduras ...  garanto!!!!!
Uma dieta líquida me parece  ser uma boa solução para quem esta em tratamento e, as vezes, dificuldade para se alimentar mas ela deve ser extremamente nutritiva e cheia de  sabor!  
Uma boa opção são os sucos verdes.
Verde porque normalmente as  folhas verdes tomam conta da cor do suco mas ele pode sair laranjinha, roxo e até cor de rosa.
Não existe segredo se o objetivo é nutricional mas quem está de regime deve tomar cuidado com as gostosuras para não exagerar nas calorias! 
Uma ótima  mistura é couve, gengibre e maçã. Lave tudo direitinho, passe no Juicer com casca e tudo e depois dilua com suco de laranja, água de coco, chá de hibisco, entre outros.
Use sua imaginação e seu gosto! 
Gosto muito tbém de bater no liquidificador água de coco com morangos congelados, pepinos e couve. Esse suco pode ser tomado coado ou não, sem problemas, o importante é tomar logo em seguida ou no máximo 15 minutos para que tudo permaneça fresquinho!!
Aliás deixa eu falar mais do chá de hibisco que é incrível! Tem função adstringente, é diurético e combate os radicais livres, ou seja, limpa tudo!!!! Reduz o colesterol ruim e ainda ajuda  no rejuvenescimento da pele. 
O gengibre também é um ótimo alimento para incluir nos sucos porque tem função antioxidante, anti-­‐inflamatória e é excelente para combater os enjoos causados pelo tratamento. O ideal é que se coloque no máximo duas frutas, duas ou mais folhas verdes (pode ser mais quantidade de um  tipo só), no máximo dois tipos de legumes e raízes,brotos e sementes, esses apenas um tipo.
Muito importantes são os alimentos antioxidantes para quem está em tratamento,tais como o azeite de oliva, frutas vermelhas, cítricas e Ômega3. Para eliminar toxinas o melão, o pepino e o abacaxi são ótimos também.
O tomate  na minha opinião, além de ser excelente nutricionalmente falando é meu   favorito.Todos os alimentos com  flavonoides são suuuuper bem vindos!  
Tenho  uma receita de Gaspacho (sopa de tomate gelada) que é incrível e vc pode preparar, guardar em garrafinhas na geladeira e ir consumindo. Coloco pepino,tomate e limão que são excelentes, além de gostosos e bato tudo no liquidificador.
Acabei aprendendo cozinhar conscientemente e penso muito em tudo que compro e uso pois nossa alimentação pode curar e fazer a nossa vida mais gostosa e saudável. 
Sou sim contra o consumo de carne e tenho tirado muitos produtos de origem animal da minha casa mas ainda consumo leite e ovos, de qualquer maneira defendo o consumo de COR para uma alimentação rica em nutrientes.
O nosso corpo agradece e a natureza  tbém!!

Obrigada Juliana, esperamos novas receitinhas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)