terça-feira, 1 de outubro de 2013

ALERTA: SEU MÉDICO NEM SEMPRE ESTA CERTO


Hoje começa o mês de outubro e com o ele o "Outubro Rosa" movimento mundialmente conhecido que visa conscientizar a população sobre a importância dos exames anuais no controle da doença.
Por motivos óbvios essa data tem um significado diferente na minha vida a partir desse ano e quero aproveitar a data para esclarecer algumas coisas que me incomodam demais com relação a esse assunto.
O título do post é forte mas é real, nem sempre a primeira palavra do seu médico é a correta.
Desde que entrei nesse mundo acompanho a historia de muitas mulheres (acho que ja li mais de 1000) e na grande maioria delas, incluindo a minha, existe sempre um médico que vem com papo de "é nódulo de gordura", "fica tranquila, não é nada, você tem displasia", "é um cisto" , "você é nova e não tem histórico familiar" e como nesse momento estamos morrendo de medo nos agarramos nesses diagnósticos 'positivos' mas que podem ser fatal la na frente.
Tenho amigas com "nódulos de gordura" nos seios e debaixo dos braços que me preocupam demais mas elas estão acreditando piamente no médico e não posso fazer mais do que contar minha história e outras tantas para elas.
Aprendi que quando a pulguinha ta atras da orelha, é muito importante ter uma segunda opinião.
Eu mesma bati o pé com minha gineco e pedi uma nova mamografia, minha intuição deu uma forcinha ai.
Mamografia também é um assunto que me incomoda demais quando o assunto é Câncer de Mama.
Pelo amor de Deus, esqueçam esse papo de que a mamografia deve ser feita à partir dos 40 anos. Eu não tenho 40, boa parte das mulheres que conheço que estão passando ou ja passaram por isso não tem 40 anos, não tem histórico familiar.
Quero comprar essa briga contra essas informações, que para mim, são totalmente falsas e ilusórias.
Câncer é uma doença super democrática: não escolhe raça, idade, situação financeira, orientação sexual, inclusive homens também desenvolvem câncer de mama!
Outro mito é com relação a dor do exame. Gente, mamografia não dói. É incomodo como qualquer exame clínico mas quando pensamos na importancia, aff, não é nada.
Nesse Outubro Rosa minha principal mensagem é "mamografia em qualquer idade", só assim muito mais vidas serão salvas.
E vamos em frente que o bicho é feio mas não é horroroso!

2 comentários:

  1. Concordo com vc querida.. era uma duvida que eu tinha, posso fazer antes do 40? perdi minha mãe há quase 2 meses.. qdo ela estava hospitalizada já, com septicemia eu estava no gineco e pedi que ele me avaliasse.. ele pediu apenas ultrassom da mama. Mas, fiquei pensando.. será que posso confiar nesse exame? Já li que até mesmo a mamografia pode não detectar! =( Onde vejo sua história, querida? Muita sorte em seu tratamento. Que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. A ultrassom de mamas é um exame muito confiavel, ele detecta coisas que nem sempre a mamografia detecta. O ideal é fazer os 2 mas pode confiar sim. Boa sorte

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte aqui depois para ler a minha resposta
:)